Introdução

A Agenda Doida tem como objetivo relatar situações aleatórias, ocorridas em diferentes momentos do ano, por meio de histórias em quadrinhos mal desenhadas, em uma agenda comum. Uma discussão numa viagem, confusão na aula, brigas por motivos risíveis... enfim, aqueles casos que deixam a vida mais divertida, inspiram as histórias. Muitas vezes, nas histórias, os fatos são modificados de forma a radicalizar a situação retratada! Por exemplo, em trabalho de ciências, a nota que a professora deu ao aluno não era negativa, e o trabalho entregue por ele não tinha 40 linhas de texto por cm (isso é fisicamente impossível, pelo menos no contexto apresentado). Em outras palavras: A nota foi baixa e havia muito texto, mas não da forma como foi mostrado!


Aparecem, também, situações que nunca ocorreram. Por exemplo, a história do conserto de relógios é apenas uma suposição. Ao saber que consertam relógios no shopping Oiapoque, eu escrevi essa história, comparando com uma loja de verdade. O que torna isso engraçado (ao menos pra mim) não é só a situação, mas a forma com que ela foi representada(os desenhos, neologismos, personagens, etc.)!


A "idéia" começou em 1998 numa agenda com propagandas. As propagandas eram modificadas, à caneta mesmo, ficando absurdas. No ano seguinte, com a primeira edição, as histórias começaram a ser escritas, de fato. Infelizmente, as 3 primeiras edições e a das propagandas estão desaparecidas.
As histórias muitas vezes são avacalhadas, principalmente nas edições mais antigas e é justamente isso que as torna engraçadas, junto com as modificações citadas acima.